SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DA COPAPA

Em 2019, a COPAPA recebeu o rótulo ABNT Ambiental em função de ter cumprido ou superado as metas de sustentabilidade.
Veja o quanto reduzimos o impacto ambiental ao longo dos anos:

REDUÇÃO NO USO DE ÁGUA:

A COPAPA, desde 2013, mantém o Programa de Otimização do Uso de Água, cuja meta global é a redução de 5% (cinco por cento) ao ano do uso de água por tonelada de papel produzida. A empresa, entre os anos de 2013 e 2019, reduziu em mais de 81% o consumo de água por tonelada produzida, o que representou somente em 2019 uma economia de mais de 1 bilhão de litros de água em comparação a 2013.

REDUÇÃO NA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DO PAPEL:

Assim como no uso de água, a COPAPA mantém um Programa de Redução da Geração de Resíduos Sólidos. A meta é gerar 3% menos resíduos por tonelada produzida a cada ano em relação ao ano anterior. Em 2019, a COPAPA gerou 26,6% menos resíduos por tonelada de papel produzida do que em 2018. Desde 2007 a COPAPA destina seus resíduos de papel para olarias que fabricam tijolos de cerâmica vermelha. Em 2019 todo o resíduo gerado foi doado para a produção de cerâmica vermelha e, dentre os ganhos nesse processo, estão o reuso do material ao invés do descarte em aterros, a redução do uso das reservas de argila em até 5%, do combustível usado nas olarias e do peso do tijolo, gerando economia de frete.

NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO:

O Carinho Eco Green tem toda a sua produção, movimentação interna e distribuição neutras em carbono. Todo esse processo, denominado “Processo AFPS”, foi elaborado com foco na otimização do consumo de energia elétrica e água e na eliminação total do uso de combustíveis fósseis na produção e substituição gradual na logística de distribuição. Desta forma, o saldo de emissões de gases de efeito estufa dessa operação, em forma de geração de carbono equivalente, é muito menor que nos processos comuns, correspondendo a apenas 10% desse índice. Esse saldo, atualmente, é neutralizado através do plantio de árvores (Certificado PRIMA 112), em projeto de reflorestamento da Mata Atlântica (SOS Mata Atlântica).

ENERGIA RENOVÁVEL:

A COPAPA adquire 50% da sua energia elétrica de fontes renováveis, como pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares, usinas eólicas ou de biodigestores. Esse compromisso é garantido e previsto via contrato com sua fornecedora de energia elétrica e válido por todo o período de fornecimento. Entre os anos de 2013 e 2019, a COPAPA conseguiu reduzir em 10% o uso de energia elétrica para uma mesma quantidade de papel e segue trabalhando em alternativas que contribuam para ampliar essa redução, como a substituição dos sistemas de iluminação, troca de motores por outros mais eficientes, retrofit de seus sistemas de automação e educação de consumo por parte de seus colaboradores.

A COPAPA APOIA AS INICIATIVAS SÓCIO-ECONÔMICO-AMBIENTAIS DA REGIÃO

A Copapa participa ativamente e/ou lidera as mais importantes iniciativas sócio-econômico-ambientais na comunidade onde está inserida.

Para demonstrar nosso carinho pelo planeta, além dos projetos sócio-econômico-ambientais da região que apoiamos, acabamos de criar nosso mais novo projeto: “FLORESTA CARINHO”, no qual quanto maior a venda de Carinho Eco Green, mais contribuímos para a recuperação da Mata Atlântica. Veja abaixo em detalhes os projetos que apoiamos:

PROJETO DE REFLORESTAMENTO:

Segundo dados de 2016 da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS-RJ), a região noroeste fluminense detinha apenas 2,8% da cobertura original de Mata Atlântica. Dentre os muitos malefícios da redução da cobertura vegetal, estão a diminuição das espécies nativas da flora e fauna, bem como o agravamento das condições climáticas da região, perdas significativas em sua rede hidrográfica e altas taxas de degradação do solo. Por este motivo, a COPAPA firmou, de forma voluntária, parceria com a Prefeitura Municipal para a restauração ecológica das áreas degradadas que compõem o Parque Natural da Mata Atlântica do Município de Santo Antônio de Pádua, cuja área total compreende 738.000 m². A Fase 1 do projeto tem como objetivo a restauração do chamado Núcleo 2 – Bela Vista (coordenadas: 21°32’53.11”S; 42° 10’ 53.’17”O) de 147.000 m² de extensão. A restauração ecológica tem como objetivo a recuperação e conservação da flora e fauna da região, a proteção das suas encostas, a melhoria do microclima local e a regularização hidrológica, melhorando a rede de drenagem e evitando processos erosivos. Serão plantadas mais de 5.000 mudas nesse local a fim de complementar a área de mata existente.

Além desse projeto, a COPAPA é parceira do Projeto SOS Mata Atlântica, por meio do Carinho Eco Green, com o objetivo de realizar a conservação e restauração do bioma, da biodiversidade e proteção dos corpos de água e ambientes marinhos. Como meta para 2023, teremos a Floresta Carinho, que será resultado das ações de neutralização e negativação de carbono do produto ao longo dos anos. Desta forma, quanto maior as vendas de Carinho Eco Green, mais rapidamente contribuímos para a recuperação da Mata Atlântica.

PROJETO “TEM PEIXE MARCADO NA ÁGUA”:

O projeto “Tem Peixe Marcado na Água” é uma iniciativa do Projeto Piabanha, que tem como objetivo diagnosticar aspectos de dinâmica populacional, crescimento, mortalidade, dispersão e reprodução dos peixes de água doce através da marcação dos mesmos. Essa iniciativa está prevista no Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção do Rio Paraíba do Sul. Este projeto é apoiado diretamente pela COPAPA, através de parceria que contempla o aporte financeiro, campanhas de divulgação, iniciativas de educação ambiental, soltura de espécies nativas de peixes, inserção da comunidade e outras ações de conservação.

PROJETO “COLETA SELETIVA”:

O Programa Coleta Seletiva Solidária é uma parceria entre a Cooperativa dos Catadores de Santo Antônio de Pádua, a COPAPA e a Prefeitura Municipal. Nessa parceria está prevista pela COPAPA a doação de material para reciclagem, sendo parte desse montante o material que seguirá o processo de logística reversa, equivalente ao total de embalagens de Carinho Eco Green comercializadas. Somente em 2019 foram mais de 180t de material doado, o que representou mais de 60% em peso da renda dos catadores durante todo o ano. Além das doações de materiais, a COPAPA realiza as manutenções nas instalações da cooperativa, promove palestras dos mais variados temas, como educação ambiental, qualidade de vida, educação financeira, empreendedorismo, saúde e segurança. É realizada a doação de Equipamentos de Proteção Individual, como botas, luvas, óculos e uniformes. Em 2020, o projeto passa a ter o apoio de Carinho Eco Green. Além das ações já realizadas, as programações de coletas serão anunciadas nas rádios da cidade, no site da COPAPA e em ações nas escolas e institutos de ensino da região, com o intuito de aumentar o material de coleta.